[ mariah fraga ]
psicóloga
CRP 12/21351
[ sobre psicoterapia ]
A psicoterapia amparada na gestalt-terapia valoriza o encontro entre terapeuta e cliente. Nesse encontro o cliente é o condutor do caminho e a psicoterapeuta o acompanha nesse processo. A psicoterapeuta busca entender junto ao cliente como ele se coloca nas suas relações, onde sente seus entraves, quais suas possibilidades e limites.
Busca-se ainda perceber como o passado vivido pela pessoa, assim como aquilo que ela imagina para o seu futuro, se manifestam no momento presente. Aprender a perceber o próprio corpo pode ser grande aliado nesse processo, uma vez que é através dele que sentimos o coração mais acelerado, um "nó" na garganta, respiração mais rápida, entre tantas outras coisas que o corpo nos fala. Assim, a pessoa que está em psicoterapia vai ampliando seu conhecimento sobre si, o que possibilita vivências com maior espontaneidade e autenticidade.
Ao tornar-se consciente de seu movimento no mundo, ou seja, de como faz suas escolhas, como sente, como lida com seus pontos saudáveis e suas dificuldades, torna-se mais livre para tomar decisões.
É importante salientar que a psicoterapia é um processo que varia de acordo com o tempo de cada um, não visando resultados imediatos. É um processo de busca de conhecimento de si na relação com seu meio, visto que é nesse que se afeta e é afetado.
O processo psicoterapêutico se faz potente uma vez que a pessoa se reencontra com o que há de saudável, sendo possível perceber seus desejos e então descobrir meios de concretizá-los e viver uma vida mais de acordo consigo mesmo.
